Seguidores

Vamos buscar

Vamos buscar

Trabalho para E.B.F.


Trabalho para EBF

1) Varal de Balões

Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata)

Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão

Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida do Saco

Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho

Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.

7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas

8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.



ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS – EBFTema: “NAVEGANDO COM JESUS”
DIVISA: versículo base: João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.

ORIENTAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças.

Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblico de Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas. O tema de todas as atividades , “NAVEGANDO COM JESUS”, utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador (rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagem, peixes, paisagem de acordo com o tema. A divisa, ou seja, o versículo base da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias) esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.
Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.
São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.
Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhor forma possível.


2. OBJETIVOS:

Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos.
Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar.
Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.
Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:
1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças;
2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco(nossa vida).

4. VANTAGENS DA EBF

É ensino intensificado
São novos alunos para a Escola Dominical
É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
É oportunidade de serviço para os membros da Igreja

5. DURAÇÃO

Três horas por dia no máximo

6. LOCAL
6.1 Na Igreja
A Igreja ajuda financeiramente
A Igreja ajuda com o pessoal
A Igreja ajuda com a divulgação
É um meio de ligar a criança à Igreja

7. DIVULGAÇÃO
Despertando o interesse de toda a Igreja
Reuniões de oração
Anúncios nos boletins
Cartazes

8. CONVITES
Convidar de casa em casa
Convidar nas escolas públicas
Convites para as crianças
Convites para os pais participarem da programação de encerramento

9. MATERIAL

Histórias específicas para cada faixa etária
Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
Prêmios
Cânticos específicos

10. EQUIPES

Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
Estudantes
Senhoras
Pessoas aposentadas

11. PROGRAMA DIÁRIO

Entrada das crianças
Hino Oficial
Tema
Leitura da Bíblia
Oração
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
Período missionário
História Missionária (em capítulos)
Oração por missionários
Oferta missionária
Visão missionária

12. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS (Variando os métodos)

Explique o versículo
Aplique-o à vida dos alunos
Distribua lembretes com versículos escritos

13. DIVISÃO EM CLASSE

História Bíblica (apelo)
Brincadeiras
Louvor (corinhos)
Trabalho manual
Lanche na salinha
Retorno à Igreja



14. ENCERRAMENTO DIÁRIO

Cânticos
Tema
Avisos
Concurso de presença e visitas
Hino Oficial
Saída em fila, por classes


15. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO

Cânticos
Palavra do Coordenador
Tema do Especial Bíblico de Férias
Divisa
Apresentação das diversas classes
Cânticos
Entrega dos diplomas
Entrega dos prêmios
História bíblica com aplicação

AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS
NAVEGANDO COM JESUS
Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo:
. Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.
· Entrada com as Bandeiras;
· Apresentação do tema, divisa;
· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);
· “o que vamos fazer hoje?”
· Apresentação das equipes – por faixa etária;
· Oração;
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias – por sala (em fila).
. Remando para o Mar - divisão das classe por modalidade ou idade
. Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.
· Conversando sobre o tema da história - introdução;
· Ensinando a Divisão (versículo);
· Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um luar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus.
. Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema.
. Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema.
. Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais.
. Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final.
. Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias - por sala;
· Avisos e convite para o dia seguinte.
· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.

Brincadeiras para EBD



Você pode fazer com que as crianças montem o vasinho,elas vão adorar.

Leve as peças já prontas numa cartolina e dê as peças para alguns alunos, esse pode ser um cartaz de parede, mas leve tbm em folha de sulfite para eles montaren para eles levarem para a casa.


Corrida do envelope




Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina;
cada palavra deve ser escrita em uma ficha.
Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo.
O time que terminar primeiro, faz um ponto.
Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira


1) Descobrindo Versículos

Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência.
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
2) Telefone sem fio.
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 4 ou mais
Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.
Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor
2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd
3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.

4) Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
5) Que bicho eu sou?
Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.
6) Mímicas
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
7) Massa de modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês !
Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.
8) Chocalho
Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva
Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.
9) Laranja na cesta
Material: 4 arvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco) 1 dado( pode ser confeccionado em Bisquit) 40 laranjinhas( feitas em EVA laranja) Uma cestinha Participantes: até 4 jogadoresTodos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partidaDe acordo com o numero indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinhaO jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinhaVence o jogador que colher primeiro todas as duas 10 laranjasNo final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado.
10) Brincadeira  da Cadeira
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,a criançada andam  ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem sentar-se,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.